quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Faca de dois gumes
A internet, e em especial as redes sociais, são um excelente instrumento de comunicação não só entre amigos, mas também, um instrumento novo e estimulante de qualquer um ter a chance de publicar suas ideias e opiniões de forma gratuita, alcançando um grande número de pessoas que, talvez, não conseguiria alcançar se estas ideias e opiniões fossem publicadas nos meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, livros.
Por outro lado, a internet é um meio inseguro tanto em relação a nossa segurança pessoal como em relação a nossos direitos de não termos nossas ideias e opiniões utilizadas por terceiros de forma incorreta e fraudulenta.
Num país onde o roubo e a fraude é um costume que começa vir de cima - basta dar uma olhadinha nas principais páginas dos jornais e revistas, impressos ou veiculados pela internet - nós, usuários deste moderno meio de difundir ideias e opiniões deveríamos ter uma pouco mais de cuidado tanto ao publicá-las como em apropriar-nos das de outrem. Pois, assim como algumas pessoas sabem buscar no Google, ou em outros sites de busca, publicações alheias para utilizarmos como nossas, também quem os recebe sabem fazer o mesmo para garantir a honestidade e sinceridade de quem os publica.
A tempo, vale dizer que apropriação de ideias e opiniões de terceiros, publicando-as sem a devida inclusão dos direitos autorais, é crime previsto por lei. Qual seja, LEI Nº12853, DE 14 DE AGOSTO DE 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário